QUEM VEM FALAR?

Convidamos para nosso Encontro Online pessoas com múltiplas histórias, caminhos e habilidades. Suas formações e trabalhos são apenas uma parte de suas vidas e por essa razão pedimos que respondessem a seguinte pergunta: Quem você é sem dizer o que você faz?

E nós do ECOE te fazemos o mesmo desafio. Exercite pensar e dizer quem você é antes de falar do seu trabalho ou da sua formação.

Johnathan Copiar

Quais são os temas que pesquisa, trabalho e tem interesse?

  • Desenvolvimento de produto

  • Empreendedorismo juvenil

  • Marketing de mídia social e digital

Quem é você sem dizer o que você faz?

Eu sou o ponto em que criatividade + estratégia se combinam para criar o plano de inovação. Sou da cidade histórica de Savannah, na Geórgia. Atualmente moro em Chicago, IL e, durante meu tempo livre, gosto de me conectar com os jovens, ensinando empreendedorismo, princípios de negócios e habilidades de liderança. Sou voluntário do programa Jordan Brand WINGS, criado por Michael Jordan para apoiar o centro da cidade e jovens em risco, aprendendo o poder do empreendedorismo. Também faço parte do Programa Juventude Depois da Escola da Blackstone Bike Shop. Adoro viajar pelo mundo, onde me inspiro nas tendências globais de marketing, me entregando à comida de rua e abraçando a diversidade e a cultura.

Agora conta para gente um pouco do que você faz: seu estudo e sua experiência profissional.

Eu me formei em Artes da Comunicação pela Georgia Southern University e possuo um MBA duplo em Empreendedorismo e Negócios Internacionais.
Como profissional de marketing criativo, vencedor de vários prêmios e marcas da era social, me tornei um especialista no setor multicultural de cuidados com a saúde e beleza. Aprimorei minhas habilidades de marketing e negócios como gerente de desenvolvimento de novos produtos na L'Oreal USA, e em 2004, estabeleci minha empresa de marketing e colaboração criativa, The Concept Engineers, onde me especializei em apoiar empresas iniciantes de médio porte no fornecimento de estrutura de negócios e criação de conceitos inovadores de marca, produto e marketing. Sou professor na área de Marketing e
Negócios da Midwestern Career College em Chicago, onde compartilho todo o conhecimento adquirido ao longo dos 20 anos de carreira na área de negócios, criatividade e inovação.

Maria Helena Kruger

Quais são os temas que pesquisa, trabalho e tem interesse?

  • Ensino Superior

  • Gestão Acadêmica

  • Avaliação Institucional

  • Inovação de Currículos

  • Empreendorismo

Quem é você sem dizer o que você faz?

Eu sou uma pessoa apaixonada por gente! Tenho um prazer enorme de impulsionar pessoas e vê-las se desenvolverem e superarem as expectativas que crio a partir de nossa convivência.
Também sou “usineira”, vivo povoada de ideias e de projetos que compartilho e, por vezes, sou contemplada com a execução.
E ... não sei realizar nada sozinha, sou viciada em equipes de trabalho e confesso meu orgulho de, ao longo da caminhada profissional, atuar com times espetaculares.
Hoje eu sou a soma de todas as (con) vivências, experimentações e , aprendizados, angariados nos muitos e diferentes encontros com profissionais de diversas áreas, de diferentes espaços e de múltiplas visões.

Agora conta para gente um pouco do que você faz: seu estudo e sua experiência profissional.

Uma carreira longa iniciada nas Universidades Públicas, como estagiária, monitora, técnica, professora, gestora, pró-reitora, vice-reitora e estendida também para as Instituições Particulares. São mais de 40 anos dedicados a gestão acadêmica e de busca, constante, de aperfeiçoamento, de atualização e de convivência com essa grande diversidade e multiplicidade de regramentos, que por vezes, atrapalha o fazer acadêmico.
Sou bacharel em Biblioteconomia e Documentação, especializada em Marketing e mestre em Gestão Estratégica das Instituições, e aproveitei e não perco todas as oportunidades de aprender em diversos cursos, seminários, oficinas, fóruns.
Mas o que me caracteriza como profissional é esse desejo de estar sempre reinventando, inovando, de criar e também de perceber as inúmeras oportunidades que a cada dia se apresenta para todos os profissionais das diferentes áreas.

Gino Terentim

Quais são os temas que pesquisa, trabalho e tem interesse?

  • Mentoria

  • Educação

  • Inovação

  • Transformação

Quem é você sem dizer o que você faz?

Pai da Isa, filho da Dona Arlette, do Seu Gino e marido da Lu.

Agora conta para gente um pouco do que você faz: seu estudo e sua experiência profissional.

Foi Coordenador Geral de Gerenciamento de Projetos no Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações e esteve à frente do escritório de projetos estratégicos da CAIXA. Doutorando pela Université de Bordeaux, com MBE em Economia e Gestão de Projetos pela USP, possui amplo conhecimento e experiência em Planejamento Estratégico, Inovação e Gerenciamento de Portfólios, Programas e Projetos. É mentor de Startups, autor, professor e curioso, buscando tornar o mundo um lugar ainda melhor por meio da educação.

Luan Freitas

Quais são os temas que pesquisa, trabalho e tem interesse?

  • Educação

  • Aprendizagem Criativa

  • Movimento Maker

  • Robótica

  • Marketing Digital

Quem é você sem dizer o que você faz?

Eu sou apenas alguém que busca ser 1% melhor a cada dia e busca ajudar outras pessoas a alcançar essa mesma meta. Minha maior felicidade é saber que algo que eu disse, fiz ou ensinei fez diferença real na vida de alguém. Devido isso, procuro direcionar todos os meu esforços e atividades para cumprir esse propósito.

Agora conta para gente um pouco do que você faz: seu estudo e sua experiência profissional.

Sou Engenheiro Mecatrônico formado pela UnB. Trabalho há 12 anos em salas de aula e há 6 com tecnologias criativas como robótica, programação, modelagem 3D etc Já capacitei dezenas de professores no Brasil inteiro a partir de workshops, cursos online para usar ferramentas de robótica de baixo curso para usar em sala de aula sob uma perspectiva de Aprendizagem Criativa.

Giuliano Giova

Quais são os temas que pesquisa, trabalho e tem interesse?

  • Perícia judicial em questões de alta tecnologia

  • Educação em ciências forenses

  • Laboratórios remotos

Quem é você sem dizer o que você faz?

Um entusiasta arrebatado pelas conquistas do ser humano. Quando criança construía rádios e antenas para captar emissões provenientes de países distantes, um desafio à época. Logo ultrapassou essas fronteiras montando um telescópio. Muito pequeno, mas suficiente para transportar a mente juvenil por um imenso firmamento, aventura impulsionada por um vizinho em São Paulo, o saudoso astrônomo Jean Nicolini. Claro que a corrida espacial também marcou presença, jovem concluinte do ensino médio no CIEM-UnB participava da montagem de minúsculos protótipos de foguetes, ruidosamente testados nos largos campos de uma bela Brasília que ainda estava em construção. O espírito investigador continua vivo meio século depois, um tributo a todos os professores que mostram aos seus alunos como é boa a paixão pelo mundo.

Agora conta para gente um pouco do que você faz: seu estudo e sua experiência profissional.

Graduado em Ciências Econômicas pela FECAP e mestre e doutor em Sistemas Eletrônicos pela Escola Politécnica da USP, iniciou sua trajetória profissional nos anos setenta atuando em tecnologia da informação, primeiramente em pioneira empresa de aviação comercial e depois em moderna instituição financeira, ambas corporações brasileiras de elevado destaque nos seus respectivos cenários mundiais. O novo século modificou seu caminho, foi atraído pelo intenso debate judicial que começava a ser travado nos tribunais acerca da Internet e dos novos negócios online. Esse cenário foi oportuno para empreender, em 2001 criou uma organização que a imprensa batizou de “ciber-peritos”, por ser pioneiramente focada em perícias judiciais sobre falhas em sistemas, fraudes e delitos cibernéticos. O tempo se encarregou de agregar à empresa outras áreas do conhecimento, como telecomunicações, engenharia eletrônica, engenharia de segurança, fonoaudiologia, documentoscopia e outras disciplinas de interesse da perícia forense. A grande velocidade com que a sociedade absorve tecnologias inovadoras e a crescente complexidade da produção de provas técnicas nos tribunais foram fatores relevantes para a mais recente mudança em sua carreira, a criação de uma academia focada nas Ciências Forenses.

Olzeni Ribeiro

Quais são os temas que pesquisa, trabalho e tem interesse?

  • Criatividade

  • Inteligência

  • Talento

  • Altas habilidades

  • Comportamento infantil

Quem é você sem dizer o que você faz?

Descrevo-me como alguém que nasceu criança e nunca almejou abandonar a infância! Vivo a premissa filosófica de que a criança que temos em nós é algo de mais precioso que carregamos. Desde a infância sou uma pessoa extremamente curiosa e que tem o estudar e trabalhar como o hobby-flow, ou seja, duas paixões que preservo até hoje. Por isso é tão difícil falar quem eu sou sem falar do que faço, porque meu trabalho é um hobby-flow. Fui uma criança que carregou um peso pesado que é ter a perfeição como meta. Tudo que ia fazer, logo empenhava toda a energia, inclusive a de reserva, para que saísse perfeito. Hoje, depois de um intenso trabalho de autoconhecimento, essa autoexigência não me abandonou, mas já consigo posicioná-la no lugar da utopia. Logo que iniciei como professora de crianças, me tornei uma obstinada curiosa da Criatividade. De 1979 até hoje, esse se tornou um objeto de paixão (no estudo e no trabalho) que me levou ao mestrado, doutorado e ao meu 1º livro. Sou amante da Criatividade e da curiosidade em estudar e entender o comportamento humano. Amo a natureza humana e a natureza ecossistema.

Agora conta para gente um pouco do que você faz: seu estudo e sua experiência profissional.

Sou professora e atuo há 40 anos na área da Educação, especialmente com crianças até a pré-adolescência. Desde 1979, ao assumir minha primeira turma, me engajei no estudo da Criatividade, mais tarde com ênfase na Complexidade e na Transdisciplinaridade, e esse se tornou meu objeto de pesquisa na vida, no trabalho, no mestrado e no doutorado. Atuei na rede pública e na privada durante esses anos, a maior parte na rede pública (31 anos), e atualmente empreendo na educação privada, produzindo e aplicando o que resultou da minha experiência e estudos ao longo desses 40 anos. Criei uma metodologia de desenvolvimento de habilidades socioemocionais, com ênfase na abordagem sociocomportamental, e, desde 2018, está sendo agregada e enriquecida por alguns parceiros para se tornar um negócio escalável. Essa metodologia está sendo aplicada no Ideaah School, uma escola criativa, com foco na inovação, que atende à educação infantil, na qual sou a diretora. Na década de 1990, por estar sempre provocando e envolvida em tudo que se relacionasse a novas ideias, recebi de uma turma de crianças, depois da leitura do livro infantil “Nicolau tinha uma ideia” (Ruth Rocha), o apelido de Nick, traduzindo como “Nick tinha uma ideia”, e isso pegou por muitos anos, porque diziam que eu estava sempre provocando mudanças. Em 2018, fundei o Ideaah, junto com as minhas irmãs, para ser um espaço de materialização da minha tese de doutorado, já que fundamenta o resultado desses anos todos de prática e estudos na educação desse público. Fui coordenadora e diretora de escolas, além de formadora em cursos para professores e gestores. Sou consultora e mentora de metodologias inovadoras, mais para o lado da disrupção. Sou orientadora parental, nas questões relacionadas ao comportamento dos filhos e especialista em Altas Habilidades.

Rodrigo Bacelar

Quais são os temas que pesquisa, trabalho e tem interesse?

  • Tecnologia na educação

  • Metodologias ativas

  • Aprendizagem significativa

  • Ensino Híbrido

  • Criatividade

Quem é você sem dizer o que você faz?

Sou educador, aprendiz por propósito e lifelong learner. E acredito que a experimentação, tecnologia e empatia devem ser os pilares da educação, como também sou adepto da aprendizagem significativa e das metodologias ativas e um dos fundadores da Academia da Criatividade de Recife (CREATIVELAB).

Agora conta para gente um pouco do que você faz: seu estudo e sua experiência profissional.

Sou biólogo de formação, mas nunca atuei diretamente como tal. Mesmo antes de me formar, já atuava na área da educação como professor de biologia no ensino médio. Sou também mestre em ciências biológicas pela UFPE, estudante de doutorado na área de educação do ensino superior em saúde (medicina) e especialista em metodologias ativas. Já leciono a vários anos no ensino médio, superior e de pós-graduação na área de saúde.

Priscila

Quais são os temas que pesquisa, trabalho e tem interesse?

  • Criatividade

  • Empatia

  • Estratégia

  • Desenvolvimento de Pessoas

Quem é você sem dizer o que você faz?

Sou uma pessoa antes de tudo entusiasmada pela vida. Procuro sentir para encontrar o sentido das coisas. Naturalmente curiosa, sou movida a desafios. Comunicativa, gosto muito de me relacionar com as pessoas. Por onde passo, procuro ser gentil e ter um olhar atencioso. Creio que o MELHOR de cada um é revelado a partir das CONEXÕES.

Agora conta para gente um pouco do que você faz: seu estudo e sua experiência profissional.

Pedagoga e Gestora de Recursos Humanos por formação, atuo no serviço público há mais de oito anos. Minha trajetória profissional foi iniciada no setor privado, trabalhando em diversas áreas: administrativa, comércio varejista e, educacional. Com os aprendizados deste período surgiu a oportunidade de empreender e desenvolver uma visão sistêmica sobre o funcionamento de mercado e desenvolvimento pessoal. Como adoro desafios, estou sempre envolvida em encontrar oportunidades para contribuir com as pessoas. Assim, atuar como co-líder na Academia da Criatividade de Brasília tem sido um verdadeiro encontro de propósito.

Luciana

Quais são os temas que pesquisa, trabalho e tem interesse?

  • Empreendedorismo

  • Criatividade

  • Meditação

  • Comunicação


Quem é você sem dizer o que você faz?

Sou alguém que acredita no poder das comunidades criativas e que as pessoas que percebem que criatividade é uma escolha sobre como ver a vida podem contribuir e muito para a solução de problemas no mundo. Gosto de me comunicar e adoro ouvir grandes mentes. Posso ir do heavy metal a mantras em sânscrito nas playlists do Spotify. Sou introvertida, mas posso falar sobre isso para um público do tamanho do Woodstock se for necessário.

Agora conta para gente um pouco do que você faz: seu estudo e sua experiência profissional.

Sou Advogada de formação, especialista em licitações e contratos tendo atuado tanto na iniciativa pública quanto na esfera privada. Empreendedora por sucessão hereditária, estando à frente de uma Drogaria e um Restaurante e cuidando da parte administrativa, financeira, jurídica e marketing; Comunicadora desde a apresentação dos trabalhos de escola até locução em rádio e palestras. Criativa com diploma e líder da Academia da Criatividade de Brasília.

Bruna Scheifer

Quais são os temas que pesquisa, trabalho e tem interesse?

  • Criatividade

  • Inovação

  • Educação

  • Liderança

  • Cultura de inovação

Quem é você sem dizer o que você faz?

Sou uma aprendiz da vida que, através da minha própria transformação encontrei novas formas de ver e mudar o mundo. A educação é o elemento que eu escolhi para colocar em prática o meu propósito por um mundo mais igual e melhor. A minha experiência, desde a sala de aula até a gestão de instituições e liderança, me dá o suporte para tomar decisões mais assertivas, e a minha vontade de aprender e mudar o que não está bom me inspira e me faz transformar o ambiente educacional de uma forma criativa e inovadora. Eu acredito fortemente que através da conexão com as pessoas nós temos a oportunidade de aprender, ressignificar conceitos e crescer como ser humano. Gosto de café, adoro pessoas, uma boa leitura e assistir séries e filmes! E claro, de uma boa história em quadrinhos!

Agora conta para gente um pouco do que você faz: seu estudo e sua experiência profissional.

Sou historiadora e empreendedora, especialista em Liderança, Inovação e Gestão 3.0; Mestre em História, Poder e Práticas Sociais, com 17 anos de experiência na área de educação como educadora e liderando equipes, implanto projetos educacionais inovadores no ensino presencial, EaD e híbrido com foco na melhoria contínua dos processos e novos produtos. Participei de diversos cursos em diversas áreas do conhecimento como Executive Program, Líderes Exponenciais, da Singularity SU Brazil; Líderes da aprendizagem pela Universidade de Harvard; Reaprendizagem Criativa da Keep Learning School; Método Arte da Conversa da Kairós e cursos na área de legislação e avaliação educacionais pelo INEP enquanto avaliadora ad hoc MEC; entre outros. Sou Fundadora da Iloovus, empresa focada na cultura organizacional inovadora e criatividade em Instituições de Ensino, mentoria e projetos educacionais. Idealizadora e Organizadora do Evento ECOE 2020. Consultora Pedagógica em criatividade e inovação na Educatio.

Fernanda Pimenta

Quais são os temas que pesquisa, trabalho e tem interesse?

  • Educação

  • Direito

  • Reframing

  • Slow Medicine

  • Música

Quem é você sem dizer o que você faz?

Uma pessoa que adora as artes e o cuidado com as pessoas. Quebrar paradigmas e a seriedade do direito foram alguns dos meus principais desafios para me encontrar neste mundo. Eu acredito na temperança e no equilíbrio de tudo. Podemos ter muitas faces e muitas fases, pois a vida está em constante movimento. Acredito fortemente que compartilhar conhecimento é semear sabedoria, em si e no outro, disseminando desenvolvimento. Este tem sido o meu lema! Sou fascinada pela natureza e pela música. E qualquer assunto se torna um bom motivo para um café!

Agora conta para gente um pouco do que você faz: seu estudo e sua experiência profissional.

Sou Advogada, Especialista em Direito Educacional e Mestre em Educação. Assessora Jurídica-Educacional em avaliação e regulação da educação superior. Fundadora da Educatio, empresa de consultoria personalizada e profissional na área educacional, que tem por missão compartilhar conhecimento e disseminar desenvolvimento. Com mais de 25 anos de experiência em planejamento, avaliação, regulação e registro acadêmico no ensino superior, tendo assumido cargos de gestão em instituições de pequeno e de grande porte. Coordenadora e Tutora de Cursos EaD. Autora de livros, capítulo de livros, ebooks e material didático para cursos e treinamentos, presenciais e a distância. Paralelamente ao Direito e à Educação, estudo slow medicine, reframing e música.

Fellipe Bond

Quais são os temas que pesquisa, trabalho e tem interesse?

  • Inovação

  • Marketing Digital

  • Comunicação

  • Criação de Conteúdo

  • Edição

Quem é você sem dizer o que você faz?

Fala galera! Eu sou o Bond, um eterno inquieto e questionador que vê na experimentação um caminho para o conhecimento. O novo é uma forma de obter novos aprendizados, habilidades e contatos. Acredito que o amor, a educação e a comunicação são o que movem o mundo e nos fazem ir além. E tudo faz mais sentido quando esses elementos são misturados. Apaixonado por música, esportes, games e viagens. De uma forma ou de outra faço questão que esses elementos estejam presentes diariamente em minha vida, pois comunicam, educam e apaixonam.

Agora conta para gente um pouco do que você faz: seu estudo e sua experiência profissional.

Atendendo minhas provocações e inquietações, me graduei em Educação Física. Desde então trabalho em uma gigante Instituição Financeira. E o que tem uma coisa com a outra? Pelas matérias aprendidas, muito pouco, quase nada, mas pela pluralidade, tudo! Passei por diversas áreas dentro da empresa até me tornar um gestor de equipes e unidades. Ao longo dessa trajetória, me graduei em Administração, me especializei em Gestão Estratégica de Empresas e MBA em Liderança e Coaching. Me joguei nos últimos anos no mundo do áudio visual e marketing. Isso permitiu que o meu lado comunicador ficasse cada vez mais forte e me levasse para o mundo da comunicação e me fizesse explorar as suas possibilidades. A comunicação está em tudo e tenho procurado fazê-lo de uma forma criativa desde um post até um vídeo, passando por sites e podcast.

%C3%A2%C2%80%C2%94Pngtree%C3%A2%C2%80%C2